Saiba tudo sobre a glicose

Blog

Saiba tudo sobre a glicose

Para que o corpo mantenha todas as funções em um andamento natural e saudável e tenha energia para realizar diversos processos biológicos e metabólicos, ele precisa de combustível, que pode ser obtido por meio da gordura e das proteínas. Porém, a principal fonte utilizada pelo organismo para gerar energia está na forma de açúcar, sendo que dentre os açucares, a glicose é o principal.

glicose é o combustível mais requisitado pelas células como fonte de energia. Composta de carbono e água, é considerada um carboidrato e está presente no sangue humano com função reguladora de energia.

Quando acontece o diabetes

diabetes é caraterizado pelo excesso de glicose no sangue. E o órgão responsável pela entrada da glicose nas células é o pâncreas, porque também é o responsável pela produção de insulina, que funciona como um condutor, coletando a glicose no sangue e levando para o interior das células.

Quando o pâncreas está comprometido, há uma deficiência na produção de insulina alterando assim, a captação da glicose, o que faz com que, sem ser captada, aumente a dosagem da substância no sangue. É por essa deficiência que acontece o diabetes.

No caso da hiperglicemia, acontece o excesso de açúcar no sangue, ou seja, excesso de glicose no sangue. Alguns dos sintomas iniciais são: cansaço, sede excessiva, maior frequência no ato de urinar e visão turva.

No caso da hipoglicemia, acontece a falta de açúcar no sangue, ou seja, a falta de glicose. Alguns dos principais sintomas são: tremores, taquicardia e sudorese.

Como medir a glicose?

Hoje, a tecnologia é uma grande aliada de quem precisar saber constantemente como estão os níveis de glicose no sangue para assim de evitar episódios de hipoglicemia, por exemplo.

Para quem busca uma técnica menos invasiva de detecção, há um novo produto no mercado que ajuda a quem sofre com reduções repentinas nos níveis de glicose. O Easyglic, é um bracelete com visual compacto, simples, macio e confortável, feito com silicone hipoalérgico. Possui bateria de longa duração com carga de 24 horas para monitoração continua e traz um alerta luminoso Led, que acende quando acontece alguma alteração hipoglicemia.

Valer-se de aparelhos como este, confere mais tranquilidade e segurança para a realização das atividades diárias. Pessoas que precisam monitorar seus índices glicêmicos devem estar sempre preparadas, tanto para evitar, quanto para agir em um episódio desagradável de alteração na glicose.

É fundamental informar-se para saber quais alimentos consumir em casos de hipoglicemia e quais deve-se evitar em caso de hiperglicemia.

Alguns alimentos são ricos em glicose. Quanto mais doce e açucarado, mais glicose terá. Qualquer tipo de doce como bolo, pudim refrigerantes são fontes de glicose. A fruta é uma excelente e saudável escolha para quem precisa elevar o nível glicêmico rapidamente. Ter uma sempre à mão é importante.

Há glicose também nos alimentos do grupo dos amidos. Mandioca, arroz, batata e milho estão entre eles. É também fonte de glicose, alimentos do grupo dos carboidratos como pão, massas e cereais.

EasyGlic
Bruno Ribeiro Soares
Sem comentários

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website