O que é hipoglicemia, porque acontece e como evitar

Blog

O que é hipoglicemia, porque acontece e como evitar

O que caracteriza a hipoglicemia no organismo é a baixa taxa de glicose no sangue, considerada assim, quando inferior a 70 mg/dl (miligramas por decilitros). Pode ocorrer pouco antes das refeições e nos intervalos entre elas, durante a prática de exercícios que exigem muito esforço ou em momentos de picos de insulina.

 

Algumas das sensações são: fome súbita, tremores, sonolências, suor frio e tontura, confusão mental, irritabilidade, fadiga, falta de coordenação motora, tristeza, formigamentos pelo corpo, dormência nos lábios e na língua, podendo variar entre eles de pessoa para pessoa.

 

Para evitar problemas decorrentes do descontrole glicêmico que vão dos sintomas de desconforto já citados até desmaios, crises convulsivas e idas ao hospital, é importante não ignorar os sinais para agir o mais rapidamente possível, de maneira eficaz e com tranquilidade.

Como prevenir?

 

A única maneira de prevenir episódios de hipoglicemia é gerenciando o diabetes, realizando todos os cuidados necessários, aprendendo a identificar os sinais de alterações glicêmicas emitidos pelo corpo e monitorando a glicemia constantemente com o auxílio de aparelhos específicos para essa tarefa, além de utilizar o EasyGlic – Monitor Contínuo de Hipoglicemia. O aparelho é um bracelete com design discreto e anatômico, bateria de longa duração, sensores de alta pressão e alerta luminoso que, com uma tecnologia não invasiva, monitora e dá feedback da aproximação de episódios de hipoglicemia.

 

Hábitos que podem desencadear hipoglicemia em diabéticos

 

  • Mudança de modalidade e quantidade de exercícios físicos sem orientação.
  • Pular refeições ou comer menos do que necessário.
  • Fazer ajustes na medicação sem orientação médica.
  • Ingestão de bebidas alcoólicas.

Como medir a glicose?

 

A maneira mais prática e assertiva para saber como está a taxa da glicose é fazendo teste de glicemia com o auxílio de tecnologias de monitorando. O resultado é rápido e seguro.

 

Cuidados alimentares que ajudam a evitar a hipoglicemia

 

  • Alimentar-se até seis vezes por dia em pequenas quantidades.
  • Priorizar os intervalos entre as refeições de forma com que elas sejam feitas regularmente e sempre nos mesmos horários.
  • Ingerir fibras solúveis, pois elas tornam a absorção da glicose mais lenta beneficiando o controle.
  • Beber bastante água.
  • Evitar jejum prolongados.
  • Optar pela ingestão de carboidratos de absorção lenta.
  • Priorizar alimentos saudáveis e naturais, como hortaliças e frutas.
  • Evitar alimentos enlatado, embutidos e que tenham gordura saturada
  • Consumir peixes ricos em ômega 3

 

É importante salientar que quando ocorre a hipoglicemia não adianta ingerir grande quantidade de alimentos. Isso, além de não equilibrar a glicemia, pode inverter a situação para um quadro de hiperglicemia. O correto é ingerir de 15 a 20 gramas de glicose e aguardar por 15 minutos para que a taxa se restabeleça.

Família e amigos

 

Por precaução e segurança, uma dica interessante, é preparar familiares e amigos próximos partilhando informações sobre como agir em casos de emergências.

EasyGlic
Bruno Ribeiro Soares
Sem comentários

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website