O Frio está chegando – Como é para os diabéticos?

Blog

O Frio está chegando – Como é para os diabéticos?

Diabetes e o Frio

O frio – assim como o calor – divide opiniões. Enquanto alguns são apaixonados por essa época do ano, por se sentirem mais confortáveis e até mais bonitos, pelas belezas dos casacos e acessórios utilizados, outros temem bastante e têm muitos prejuízos no que diz respeito ao humor e também à saúde. Uma importante fatia deste grupo são os diabéticos.

O clima frio geralmente traz muitas doenças que atacam principalmente os diabéticos, que são mais propensos a desenvolver esses problemas nesta época do ano.

Doenças como alergias, rinites, pneumonia, bronquite e resfriado atacam indistintamente as pessoas; todavia, os diabéticos estão mais propensos e precisam estar atentos a todo o momento.

Diabetes – imunidade comprometida

Conforme já mencionamos, as doenças típicas da época fria do ano atacam a todas as pessoas. Mas os diabéticos estão entre os grupos mais propensos devido à baixa imunidade.

Por isso, é importante ficar atento nesta época em que o frio toma conta dos nossos dias. Alguns cuidados são essenciais para evitar que estas doenças nos ataquem e comprometam a nossa saúde.

Diabetes – cuidados no clima frio

Os cuidados com a saúde são fundamentais para a vida de todas as pessoas. Mas, nesta época do ano, os diabéticos precisam estar 100% atentos e conscientes do que precisa ser feito para evitar maiores problemas.

Veja só algumas medidas importantes para as épocas frias. Tome nota:

  • Os pés, no clima frio, são um importante indicativo de problemas. Fique atento à pele dos pés. Se ela estiver mais escura ou mais fria do que o restante do corpo, é sinal de que algo está errado. Em especial as pessoas que têm diabetes tipo 2 ou tipo 1 (principalmente aqueles que já possuem problemas vasculares e também renais). Se isso acontecer, procure imediatamente o seu médico para avaliação.
  • Mantenha a rotina de remédios com bastante disciplina e continue com a dieta sugerida por seu médico ou nutricionista, principalmente porque no frio o nosso organismo “pede” mais calorias. Chocolates, pizzas, sopas mais calóricas estão entre os mais procurados nesta época e não estão proibidos para os diabéticos, desde que sejam consumidos com a autorização do seu médico e na proporção correta.
  • Sua casa também precisa de cuidados na época fria. Nessa época costumamos nos trancar em casa para fugir das baixas temperaturas; mas isso pode contribuir para o desenvolvimento de doenças comuns desse período. Mantenha-a, por isso, arejada e sem poeira.
  • Ainda falando sobre a pele, é comum que a dos diabéticos seja um pouco mais seca. Por isso, evite banhos muito quentes e demorados (sim, nós sabemos que é uma delícia fazer isso no frio), pois eles contribuem para o aumento de alergias, urticárias e dermatites. Procure também utilizar sabonete de glicerina e hidratar bem a pele.
  • No frio, geralmente é mais difícil realizar atividades físicas (em especial para aqueles que não são adeptos e fazem somente porque é necessário e faz bem à saúde). Porém, é fundamental manter a rotina dos exercícios indicados pelos profissionais que cuidam da sua saúde. Não caia no erro de se trancar em casa e só voltar aos treinos quanto o tempo esquentar.
  • Beba bastante água para combater a desidratação, não use buchas e esponjas no banho, evite utilizar sistemas de aquecimento (eles ressecam o ambiente) e mantenha umidificadores de ar em todos os cômodos da sua casa.
Compartilhe em suas redes sociais:
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
EasyGlic
Bruno Ribeiro Soares
Sem comentários

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website