Entenda como a hipoglicemia pode ocorrer durante o exercício físico

Blog

Entenda como a hipoglicemia pode ocorrer durante o exercício físico

As atividades físicas são aliadas da saúde. Antes de começar a treinar, é importante estar em dia com os exames médicos. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam ter atenção especial em relação às doses de insulina antes do exercício físico e à medição da glicemia. Isso é necessário, pois durante o treino a glicose diminui no sangue, o que pode causar hipoglicemia.

Tanto pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 devem consultar seus médicos para saber qual tipo de modalidade, ritmo e tempo são os mais indicados. A hipoglicemia é mais provável de acontecer com a atividade física intensa. Dessa forma, os atletas de alto rendimento também têm riscos de entrarem em um quadro hipoglicêmico.

Entenda abaixo como a hipoglicemia pode acontecer, e se acontece, nos três grupos: pessoas sem diabetes e saudáveis, atletas de alta performance e pessoas com diabetes.

Em pessoas com diabetes 

 

As pessoas com diabetes tipo 1 devem ajustar a dose de insulina antes do treino. Se tudo estiver adequado, as fontes de energia a serem utilizadas serão praticamente as mesmas das pessoas sem diabetes. Caso contrário, a hipoglicemia ocorrerá.

A insulina no sangue deve ficar em níveis baixos durante o exercício, mas é necessário algum nível de insulina circulante. O médico irá orientar a dose correta a ser aplicada.

Pessoas com diabetes podem e devem praticar atividades físicas. Porém, sempre acompanhadas de profissional especializado e com a orientação do médico. Os esportes de alto rendimento também não estão descartados, desde que muito bem conduzidos.

Em pessoas sem diabetes e saudáveis

 

No momento do treino, o corpo utiliza 3 fontes de energia:

  • Glicogênio (presente nos músculos e secretado pelo fígado)
  • Glicose (presente no sangue)
  • Gordura (Triglicerídeos)

Assim que o corpo começa a se exercitar, a concentração de insulina no sangue diminui. O glicogênio estocado no músculo é utilizado como fonte de energia. Se a atividade for longa e intensa, com o passar do tempo, o organismo usa outras formas de “combustível” (glicogênio secretado pelo fígado, glicose no sangue e gordura).

Esse é o mecanismo normal do corpo. Com tantos estoques de energia, pessoas sem diabetes – que praticam atividades leves a moderadas – dificilmente entrarão em um quadro hipoglicêmico durante o exercício.

Dessa forma, a hipoglicemia não deve acontecer dentro desse grupo de pessoas. Caso você se sinta mal ao se exercitar, consulte um médico para investigar as causas.

 Atletas diagnosticados com diabete: triatleta Kener Assis e o jogador do Real Madrid Nacho Fernández.

Em atletas de alta performance 

 

Se os estoques de glicogênio estiverem baixos e a glicose no sangue também, assim como a porcentagem de gordura, pode ocorrer a hipoglicemia.

Os esportes de alta performance envolvem força, resistência, condição respiratória e cardiovascular. Atletas sem acompanhamento correto de nutricionista esportivo tendem a se alimentar com poucos carboidratos ou quase nada de açúcar. O cardápio errado prejudica o desempenho e atrapalha a eficiência dos músculos.

Aqui é preciso salientar que estamos falando especificamente desse grupo de pessoas: os atletas de alto rendimento. Comer altas doses de carboidratos ou ingerir glicose, sem estar praticando uma atividade de alto impacto, é desnecessário, perigoso e pode causar hipoglicemia reativa.

Exemplos de esportes de alto rendimento: natação profissional, corrida de elite, triathlon, ciclismo, entre outros.

Há diversos exemplos de atletas diagnosticados com diabetes, como o triatleta Kener Assis e o jogador do Real Madrid Nacho Fernández.

Pessoas sem diabetes ou que não são atletas de elite raramente terão hipoglicemia durante o treino. Fique atento, pois a hipoglicemia pode ser confundida com pressão baixa.

A diabetes não impede a prática de atividades físicas. Ao contrário, ela é aliada no controle da glicemia. Com todos os cuidados e acompanhamento médico, é possível levar uma vida tranquila, realizando uma atividade física prazerosa.

E você, pratica exercícios físicos? Já teve algum problema durante os treinos?
Deixe o seu comentário!

EasyGlic
Bruno Ribeiro Soares
2 Comentários
  • Antonio da rocha m.nogueira.
    Responder
    Postado em16:43, 30 de agosto de 2017

    Eu tenho hipogrecimia…Na parte da manhã ficava em jejum para evitar. Depois passei a comer uma castanha do para e metade de um Danone natural com uma colherzinhá de açúcar. Recentemente tava tomando meia xícara de café e meio pãozinho (média ). Meu médico orientou para que antes das cos petições eu tomasse malto.dexestrina.Na última competição 7km,comecei a sentir muito cansaço e me arrastei até o final, onde a palidez era notória no meu rosto. ..Na chegada senti um início de enjôo. ..

  • Antonio da rocha m.nogueira.
    Responder
    Postado em16:46, 30 de agosto de 2017

    Ah!! Tenho 67 anos sou ativo…Meu ritmo é de 4 minutos e pouco

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website