diabetes e lipideos

Diabetes e Lipídios

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes.

Inscreva-se agora e descubra como.

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes. Inscreva-se agora e descubra como.

diabetes e lipídios

O Diabetes é uma doença que se caracteriza pelo aumento excessivo de glicose no sangue. O corpo não consegue produzir insulina em quantidades suficientes ou não tem a capacidade de utilizar de forma adequada a insulina que produz.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e que tem a importante função de controlar a quantidade de glicose no sangue.

No meio deste contexto, temos o processo metabólico dos Lipídios, que atuam na quebra dos carboidratos e da gordura, que são dois importantes elementos para o Diabetes.

Mas, antes de qualquer coisa, vamos falar um pouco sobre os Lipídios para que você entenda exatamente o que eles são e qual a sua influência na vida dos diabéticos.

Lipídios – o que são?

Diabetes e LipidiosOs Lipídios são também chamados de gorduras. Caracterizam-se por serem moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em substâncias orgânicas, como éter, acetona ou álcool.

No seu metabolismo, num primeiro momento, ocorre a hidrólise dos lipídios, gerando a produção de ácidos graxos e glicerol. Esse glicerol é metabolizado, transformando-se numa molécula intermediária, para depois ser novamente metabolizado em glicose, que será utilizada no sangue.

Diabetes e Lipídios – como a insulina atua no metabolismo lipídico

A insulina tem papel fundamental. Atua no metabolismo dos carboidratos (açúcar no sangue) e, por isso, age no metabolismo dos Lipídios.

É como se fosse uma regra: onde há excesso de carboidrato, a insulina precisa estar presente.

O metabolismo lipídico ocorre no pâncreas e a maioria dos processos de quebra ocorre segundo a ação da insulina. Por isso, quando ocorre qualquer tipo de problema com a insulina e que é relacionado ao Diabetes, isso pode gerar um impacto profundo e bastante prejuízo no processo de quebra dos Lipídios.

 

Diabetes tipo 1 – o metabolismo dos Lipídios

É comum percebermos em pacientes que possuem o Diabetes tipo 1 diversos problemas que se relacionam ao uso dos Lipídios pelo organismo, mesmo que o índice glicêmico se mantenha controlado.

Quando temos uma situação de deficiência de insulina e a associamos a um Diabetes tipo 1, teremos como consequência problemas por parte do organismo para armazenar Lipídios no tecido adiposo.

E o que isso pode gerar?

Como o organismo não consegue armazenar os Lipídios, eles circularão livremente na forma de lipoproteínas e ácidos graxos.

O fígado oxida os ácidos graxos gerando as cetonas que, em grandes quantidades, podem elevar o pH do sangue ou, ainda, levar o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia.

 

Diabetes tipo 2 – o metabolismo dos Lipídios

Pacientes com Diabetes tipo 2 apresentam um problema referente à resposta adequada à atuação da insulina, e isso leva o organismo a armazenar a energia em excesso da glicose no seu tecido adiposo.

Dessa situação surge um grande problema: os Lipídios em excesso começam a se acumular em regiões como os rins, as células pancreáticas e também o fígado e músculo esquelético, o que gera ganho de peso e desníveis de açúcar no sangue.

Em geral, é comum o desenvolvimento do Diabetes tipo 2 em pessoas que apresentam problemas com a regulação do processo de metabolismo dos Lipídios.

ebook hipoglicemia

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes. Inscreva-se e descubra como!

ebook hipoglicemia
ebook hipoglicemia

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Faça como mais de 40.000 leitores, cadastre seu e-mail para receber conteúdos sobre Diabetes, Saúde e Nutrição!

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Faça como mais de 40.000 leitores, cadastre seu e-mail para receber conteúdos sobre Diabetes, Saúde e Nutrição!

Sem comentários

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website