Crise de hipoglicemia: 5 opções de alimentos para comer na hora da emergência

Blog

Crise de hipoglicemia: 5 opções de alimentos para comer na hora da emergência

As crises de hipoglicemia geram sintomas muito desconfortáveis como tremedeira, visão embaçada, fraqueza, tontura e até desmaios. Assim que os primeiros sinais aparecem, o ideal é recorrer a algum alimento que eleve as taxas de glicose no sangue.

 

Selecionamos 5 opções de alimentos que podem ajudar na hora da emergência. Esta lista contém alguns alimentos que não devem ser consumidos no dia a dia, por causa das altas doses de açúcar. Porém, são bons recursos durante a crise de hipoglicemia.

 

1. Uva passa

 

A uva passa tem índice glicêmico 56, ou seja, possui teor de açúcar moderado. Durante uma crise de hipoglicemia, o ideal é comer uma colher de sobremesa. Uma boa dica é carregar um pacote da fruta seca no bolso ou dentro da bolsa. Como são fáceis de comer e de transportar, as uvas passas são uma ótima opção em caso de emergência.

2. Um copo pequeno de suco de laranja

 

Se o objetivo é elevar rapidamente o nível de açúcar no sangue, o ideal é ingerir o suco da fruta e não ela inteira. A fruta inteira possui fibras, que fazem com que o índice glicêmico seja menor. Como aqui estamos falando especificamente de uma crise de hipoglicemia, o recomendado é consumir a laranja em suco. Um copo de 150 ml já é o suficiente.

3. Mel

 

Uma maneira fácil que pode tirar você da hipoglicemia em instantes, é consumir o mel. Carregue pacotes individuais de mel no bolso e mastigue-os em caso de emergência. Ele também é um bom alimento para ser inserido na rotina. Tem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antioxidantes. Mas, fora da crise hipoglicêmica, o ideal é consumi-lo acompanhado de outros alimentos com baixos índices glicêmicos e que contenham fibras.

4. Balas

 

As balas nunca deveriam ser ingeridas, pois contém uma quantidade enorme de açúcar. Além de contribuírem para elevar a insulina no sangue, elas podem estragar os dentes e se tornarem gatilhos para compulsões alimentares. Porém, quando os sintomas da hipoglicemia aparecem, é necessário recorrer logo a um alimento que faça o organismo voltar ao normal em instantes. Nesse caso, as balas estão liberadas.

5. Refrigerante

 

O refrigerante também é uma boa saída para tentar reverter uma crise de hipoglicemia. Uma lata de refrigerante de Cola, por exemplo, tem cerca de 35g de açúcar. Nesse caso, nunca opte pela opção Diet ou Zero, afinal, o objetivo é elevar a glicemia rapidamente. Esse tipo de bebida deve ser consumida apenas em situações emergenciais. Os refrigerantes são prejudiciais à saúde.

Importante
– Se você precisar socorrer alguém que está passando por uma crise de hipoglicemia e está inconsciente, o indicado é não introduzir alimentos ou bebidas pela boca. Essa atitude pode obstruir as vias aéreas e agravar o estado de saúde. Nesses casos, tente passar um pouco de açúcar na gengiva. Vire a pessoa de lado para não engasgar.

 

– Quem sofre com hipoglicemia normalmente tem a disposição ampolas de Glucagon. Elas devem ser aplicadas em momentos de crise. Porém, se você não souber como aplicar, apenas chame rapidamente uma ambulância.

 

– Não aplique insulina durante uma crise hipoglicêmica, pois ela vai reduzir ainda mais o açúcar no sangue.

 

E você, costuma carregar algum desses alimentos para casos de emergência? Deixe o seu comentário!

 

Referências: Diabetes.orgRevista Saúde

EasyGlic
Bruno Ribeiro Soares
9 Comentários
  • Mirthes Oliveira
    Responder
    Postado em10:05, 25 de setembro de 2017

    Muito útil e prático, obrigada! acabei de socorrer minha mãe com o açúcar na gengiva e posteriormente suco de laranja e uvas passas.

  • CAMILLA VIANA COSTA
    Responder
    Postado em11:51, 3 de novembro de 2017

    Eu como uma castanha e um damasco
    Melhora na hora e qdo como não tenho a crise
    Mas não não ingerir grãos de manhã, antes do almoço já vem a crise e é horrível pois da desespero e mal humor tremendo. Tremedeira e bambeia o corpo todo.

  • Malu Branco
    Responder
    Postado em02:59, 9 de novembro de 2017

    Tenho muita hipoglicemia
    Principalmente a noite quando já estou dormindo
    Acordo com crises terríveis
    Tendo q ser socorrida rápido
    A ambulância foi acionada
    Qdo comecei a voltar estava com 12 de glicose
    Nem consigo imaginar quanto estava desmaiada
    Preciso de ajuda
    Pq isso vai acabar me matando

  • Leandro
    Responder
    Postado em19:21, 10 de dezembro de 2017

    Boa tarde, cheguei aqui pq tive isso hoje e quase vi Jesus cara a cara! Noooooossa man, q negócio doido, eu achei q ia cair, me deram 2 copos de coca cola e foi melhorando, comi igual um boi depois rs.

  • Postado em15:43, 20 de janeiro de 2018

    Não tenho hipoglicemia mas gostaria de saber toda vez que eu fico 4 horas sem comer já cinto tremedeira no corpo aí corro como algumas coisas aí passa mas dia a médica que isso é crise de ansiedade será

  • Marcela Vasconcelos
    Responder
    Postado em20:34, 21 de janeiro de 2018

    Eu tenho desde criança, crises de desmaios, não posso ficar longos períodos sem me alimentar, se faço esforço físico acentuado, tenho tonturas, tremedeiras, suor frio e até desmaios. Os médicos me diagnosticaram com anemia. Fiz eletroencefalograma pra saber o motivo dos desmaios, mas nunca me disseram que poderia ser hipoglicemia. Hoje, já com 29 anos, e em uma conversa com uma amiga enfermeira e nutricionista. Contei sobre os sintomas que tenho e ela me disse que tenho todos os sintomas de hipoglicemia. Estou preocupada, pois antes achava que tinha apenas pressão baixa, mas hj vejo que é decorrência da hipoglicemia. Amanhã vou marcar uma consulta com um médico.

  • Andréia
    Responder
    Postado em00:31, 31 de janeiro de 2018

    Olá.
    Nunca tinha lido sobre isso antes..até ver meu namorado que é diabético em crise.
    Fiquei muito assustada, pois ele passou a madrugada toda tendo pesadelos, não falava coisa com coisa, até que caiu da cama, machucou muito o nariz e quebrou um dente..Eu não sabia o que fazer..Passado alguns segundos..ele falando com a língua enrolada, pediu p/ mim preparar meio copo de água com duas colheres de açúcar ..Aos poucos ele foi voltando..
    Agradeço pelo post..agora estou mais informada sobre o assunto..agora sei sobre o procedimento a tomar..

    Obrigada!

  • rossana
    Responder
    Postado em05:17, 2 de fevereiro de 2018

    Gostei muito da matéria, tirei a medida e minha glicose deu 16mg! fiquei assustada… sempre senti muita fome e achava normal, além de suar frio. ficava gelada! agora entendo a doença,obrigada!

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website