Crise de hipoglicemia: 5 opções de alimentos para comer na hora da emergência

Crise de hipoglicemia: 5 opções de alimentos para comer na hora da emergência

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes.

Inscreva-se agora e descubra como.

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes. Inscreva-se agora e descubra como.

Crise de hipoglicemia: 5 opções de alimentos para comer na hora da emergência

crise de hipoglicemia gera sintomas muito desconfortáveis como tremedeira, visão embaçada, fraqueza, tontura e até desmaios. Assim que os primeiros sinais aparecem, o ideal é recorrer a algum alimento que eleve as taxas de glicose no sangue.

Selecionamos 5 opções de alimentos que podem ajudar na hora da emergência. Esta lista contém alguns alimentos que não devem ser consumidos no dia a dia, por causa das altas doses de açúcar. Porém, são bons recursos durante a crise de hipoglicemia.

1. Uva passa

A uva passa tem índice glicêmico 56, ou seja, possui teor de açúcar moderado. Durante uma crise de hipoglicemia, o ideal é comer uma colher de sobremesa. Uma boa dica é carregar um pacote da fruta seca no bolso ou dentro da bolsa. Como são fáceis de comer e de transportar, as uvas passas são uma ótima opção em caso de emergência.

2. Um copo pequeno de suco de laranja

Se o objetivo é elevar rapidamente o nível de açúcar no sangue, o ideal é ingerir o suco da fruta e não ela inteira. A fruta inteira possui fibras, que fazem com que o índice glicêmico seja menor. Como aqui estamos falando especificamente de uma crise de hipoglicemia, o recomendado é consumir a laranja em suco. Um copo de 150 ml já é o suficiente.

3. Mel

Uma maneira fácil que pode tirar você da hipoglicemia em instantes, é consumir o mel. Carregue pacotes individuais de mel no bolso e mastigue-os em caso de emergência. Ele também é um bom alimento para ser inserido na rotina. Tem propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antioxidantes. Mas, fora da crise hipoglicêmica, o ideal é consumi-lo acompanhado de outros alimentos com baixos índices glicêmicos e que contenham fibras.

4. Balas

As balas nunca deveriam ser ingeridas, pois contém uma quantidade enorme de açúcar. Além de contribuírem para elevar a insulina no sangue, elas podem estragar os dentes e se tornarem gatilhos para compulsões alimentares. Porém, quando os sintomas da hipoglicemia aparecem, é necessário recorrer logo a um alimento que faça o organismo voltar ao normal em instantes. Nesse caso, as balas estão liberadas.

5. Refrigerante

O refrigerante também é uma boa saída para tentar reverter uma crise de hipoglicemia. Uma lata de refrigerante de Cola, por exemplo, tem cerca de 35g de açúcar. Nesse caso, nunca opte pela opção Diet ou Zero, afinal, o objetivo é elevar a glicemia rapidamente. Esse tipo de bebida deve ser consumida apenas em situações emergenciais. Os refrigerantes são prejudiciais à saúde.

IMPORTANTE:
– Se você precisar socorrer alguém que está passando por uma crise de hipoglicemia e está inconsciente, o indicado é não introduzir alimentos ou bebidas pela boca. Essa atitude pode obstruir as vias aéreas e agravar o estado de saúde. Nesses casos, tente passar um pouco de açúcar na gengiva. Vire a pessoa de lado para não engasgar.

– Quem sofre com hipoglicemia normalmente tem a disposição ampolas de Glucagon. Elas devem ser aplicadas em momentos de crise. Porém, se você não souber como aplicar, apenas chame rapidamente uma ambulância.

– Não aplique insulina durante uma crise hipoglicêmica, pois ela vai reduzir ainda mais o açúcar no sangue.

E você, costuma carregar algum desses alimentos para casos de emergência? Deixe o seu comentário!

ebook hipoglicemia

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes. Inscreva-se e descubra como!

ebook hipoglicemia
ebook hipoglicemia

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Faça como mais de 40.000 leitores, cadastre seu e-mail para receber conteúdos sobre Diabetes, Saúde e Nutrição!

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Faça como mais de 40.000 leitores, cadastre seu e-mail para receber conteúdos sobre Diabetes, Saúde e Nutrição!

23 Comentários
  • Mirthes Oliveira
    Responder
    Postado em10:05, 25 de September de 2017

    Muito útil e prático, obrigada! acabei de socorrer minha mãe com o açúcar na gengiva e posteriormente suco de laranja e uvas passas.

  • CAMILLA VIANA COSTA
    Responder
    Postado em11:51, 3 de November de 2017

    Eu como uma castanha e um damasco
    Melhora na hora e qdo como não tenho a crise
    Mas não não ingerir grãos de manhã, antes do almoço já vem a crise e é horrível pois da desespero e mal humor tremendo. Tremedeira e bambeia o corpo todo.

  • Malu Branco
    Responder
    Postado em02:59, 9 de November de 2017

    Tenho muita hipoglicemia
    Principalmente a noite quando já estou dormindo
    Acordo com crises terríveis
    Tendo q ser socorrida rápido
    A ambulância foi acionada
    Qdo comecei a voltar estava com 12 de glicose
    Nem consigo imaginar quanto estava desmaiada
    Preciso de ajuda
    Pq isso vai acabar me matando

  • Leandro
    Responder
    Postado em19:21, 10 de December de 2017

    Boa tarde, cheguei aqui pq tive isso hoje e quase vi Jesus cara a cara! Noooooossa man, q negócio doido, eu achei q ia cair, me deram 2 copos de coca cola e foi melhorando, comi igual um boi depois rs.

  • Postado em15:43, 20 de January de 2018

    Não tenho hipoglicemia mas gostaria de saber toda vez que eu fico 4 horas sem comer já cinto tremedeira no corpo aí corro como algumas coisas aí passa mas dia a médica que isso é crise de ansiedade será

  • Marcela Vasconcelos
    Responder
    Postado em20:34, 21 de January de 2018

    Eu tenho desde criança, crises de desmaios, não posso ficar longos períodos sem me alimentar, se faço esforço físico acentuado, tenho tonturas, tremedeiras, suor frio e até desmaios. Os médicos me diagnosticaram com anemia. Fiz eletroencefalograma pra saber o motivo dos desmaios, mas nunca me disseram que poderia ser hipoglicemia. Hoje, já com 29 anos, e em uma conversa com uma amiga enfermeira e nutricionista. Contei sobre os sintomas que tenho e ela me disse que tenho todos os sintomas de hipoglicemia. Estou preocupada, pois antes achava que tinha apenas pressão baixa, mas hj vejo que é decorrência da hipoglicemia. Amanhã vou marcar uma consulta com um médico.

  • Andréia
    Responder
    Postado em00:31, 31 de January de 2018

    Olá.
    Nunca tinha lido sobre isso antes..até ver meu namorado que é diabético em crise.
    Fiquei muito assustada, pois ele passou a madrugada toda tendo pesadelos, não falava coisa com coisa, até que caiu da cama, machucou muito o nariz e quebrou um dente..Eu não sabia o que fazer..Passado alguns segundos..ele falando com a língua enrolada, pediu p/ mim preparar meio copo de água com duas colheres de açúcar ..Aos poucos ele foi voltando..
    Agradeço pelo post..agora estou mais informada sobre o assunto..agora sei sobre o procedimento a tomar..

    Obrigada!

  • rossana
    Responder
    Postado em05:17, 2 de February de 2018

    Gostei muito da matéria, tirei a medida e minha glicose deu 16mg! fiquei assustada… sempre senti muita fome e achava normal, além de suar frio. ficava gelada! agora entendo a doença,obrigada!

  • Izabel Francilene Gonzaga de Souza
    Responder
    Postado em20:57, 11 de February de 2018

    Eu estou tendo esses sintomas e agora estou deduzindo que são crises de hipoglicemia.

  • Renata Paula
    Responder
    Postado em14:57, 17 de February de 2018

    Hipoglicemia pode dar dormência e fraqueza no corpo não me alimento bem só almoço e janto estou com 46 kg abaixo do peso já tive várias vezes tremedeira coração acelerado visão embaçada o que devo fazer será hipo?

  • José
    Responder
    Postado em20:25, 13 de March de 2018

    Sou diabético à 25 anos e durante esse período tive muitas hipoglicemias, muitas delas no período em que aplicava somente uma Insulina chamada NPH, que quase me matou em várias ocasiões, pois ela funciona no organismo humano como uma roda gigante, tinha hora que fazia a glicemia ficar lá em cima, pois era de ação lenta e ineficaz, mas de repente quando fazia seu efeito, a glicemia desabava lá para baixo, Naquela época os médicos receitavam insulina suína, minhas hipos eram coisas de filme de terror, pois eu tinha vontade de sair correndo como uma manada de porcos, um dia em pleno centro de SP, acordei dentro do camburão da Rota, ainda bem porque a polícia tem muito conhecimento sobre diabéticos. Hoje os medicamento evoluiram muito, aplico Lantus e Lispro, uma beleza…É muito importante para o diabético, principalmente o Tipo 1, medir a glicose antes de deitar à noite, se estiver abaixo de 90, uma colherzinha de mel pode evitar uma HIPOGLICEMIA NOTURNA, pois o mel realmente é excelente para evitar e/ou sair de um hipo.

  • DALANE NOGUEIRA
    Responder
    Postado em10:48, 10 de April de 2018

    Sofro de hipoglicemia tenho todos esses sintomas exceto a fome louca, sinto é enjoo e para melhorar como pera. Já tive crises de ficar quase 24h ruim. É muito confuso.

    • Postado em13:11, 10 de April de 2018

      Olá Dalane,

      Obrigado por sua mensagem.
      Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas em geral são muito parecidos.

  • Eliana alves
    Responder
    Postado em23:04, 17 de April de 2018

    Olá sou eliana de vitória es.tenho iporclecemia direto.me ataca mas quando estou perto de mestruar.mais aí corro como algo e ai vou tentando me acarmar. Nunca eu saio cem um doce na bolsa pois eu já passei por cada uma .uma vez quase morri.mais Obrigada pela explicação

    • Postado em15:46, 24 de April de 2018

      Obrigado Eliana por sua mensagem.

  • João Batista de Souza
    Responder
    Postado em22:49, 3 de May de 2018

    o segredo é saber as horas de pico da insulina que vc usa e ficar esperto com testes e as refeições sempre melhor errar pra mais do que para menos.

  • Ducila messora
    Responder
    Postado em14:50, 9 de May de 2018

    Tenho hipoglicemia fiz exame de curva glicêmica tenho tido crises geralmente na parte da manhã muita tremedora mal estar horrível pernas bambas tenho que tomar sucos com açúcar ,doce e deitar para ir melhorando gostaria de saber se tem algum medicamento para essas crises

  • Edylma Consolmagno
    Responder
    Postado em23:55, 8 de June de 2018

    Pelos exames que já realizei para detectar a hipoglicemia severa os médicos disseram que não é de ordem alimentar, porém ainda não descobriram o que desencadeia a crise, tenho oscilação muito rapida, perco o sentido, confusão mental, suor excessivo até entrar em convulsões. Já fui socorrida com 20 de glicemia, cheguei a 30 e variações de 50 a 71 e logo 45. Tudo isto em jejum total de 72 horas monitorada no hospital. Não encontro o que está desencadeando estas crises em mim. Se puderem me ajudar, mostrar uma luz que ainda não tenha sido encontrada, agradeço de todo meu coração, desde já obrigada.

  • Celha oliveira
    Responder
    Postado em22:13, 28 de June de 2018

    Celha 51 anos , diabética há três anos primeira vez que me vi passando mal ela a tal d diabetes estava 510 altíssima então me receitaram insulina nph ,belê só que agora ela está baixa d mas hj estava 92 e eu passei mal pra caramba comi um doce pra ela subir aí ela caiu mas ainda ,não estou sabendo lidar com esta maldita doença ,tá complicado,

  • william
    Responder
    Postado em18:33, 7 de July de 2018

    Te aconselho minha querida ir ao medico solicitar os exames para ver o que pode ser feito, da melhor forma possível, e se possível procure ajuda espiritual em alguma igreja, vai te ajudar muito, grato!

  • Márcia Cristina Ribeiro
    Responder
    Postado em18:16, 2 de August de 2018

    Boa tarde!

    O meu Pai tem 83 anos e apresentou um mal estar, suor, não conseguia mudar os passos, quando sentou continuou a suar, e não conseguia dizer o quê acontecia, quando ingeriu água, cerrou os dentes e começou a uivar e babar, e forçar o corpo ao meu que o segurava, seguiu inconsciente até vomitar, quando vomitou liberou as narinas e voltou a respirar. Foi queda da glicose?

  • Oliveira
    Responder
    Postado em10:50, 8 de August de 2018

    Olá bom dia, tenho esses sintomas quando estou fazendo natação ou caminhando muito rápido, nunca fiz nenhum exame p ter certeza,as minha dúvida é se a prática de esportespode desencadear essas crises de hipoglicemia?

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website