Como socorrer pessoas com Hipoglicemia severa

Blog
como socorrer pessoas com hipoglicemia severa?

Como socorrer pessoas com Hipoglicemia severa

como socorrer pessoas com hipoglicemia severa?

Seja com membros da nossa família, seja com desconhecidos, é comum nos depararmos com pessoas com crises hipoglicêmicas. E você sabe o que fazer nessas situações?

Quais são os principais procedimentos?

Ficar muito tempo sem se alimentar é uma das principais causas das crises de Hipoglicemia, que é comum em pessoas que têm diabetes, mas também pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.

Foi pensando em te ajudar a ficar preparado para essas situações que preparamos algumas orientações para que você saiba socorrer pessoas com Hipoglicemia severa.

Hipoglicemia severa – o que é?

A Hipoglicemia se caracteriza quando ocorre uma baixa das taxas de glicose no sangue. Segundo os números de referência, entende-se por Hipoglicemia:

Mas é fundamental saber que esta é apenas uma referência; cada pessoa reage de forma diferente aos baixos níveis glicêmicos e é imprescindível que seu médico avalie quais são os níveis considerados baixos para você.

É preciso ter muito cuidado, pois a Hipoglicemia severa pode causar lesões graves, chegando ao estado de coma e, em casos extremos, até levar à morte.

Mas fique tranquilo! Se você se alimenta bem, tem uma vida ativa e segue à risca todas as orientações do seu médico, terá uma qualidade de vida excelente.

Porém, se com você está tudo em ordem, pode ser que para outras pessoas não esteja tão bem assim e, de repente, alguém passa mal.

Como proceder para ajudar pessoas que estão passando por uma crise de Hipoglicemia severa?

Crises de Hipoglicemia – o que fazer?

Tome nota de todas essas orientações para que você administre da melhor maneira uma possível crise de Hipoglicemia. Veja só:

  • Se a pessoa que está passando por uma crise de Hipoglicemia severa não for diabética, dê a ela um copo de água com 2 colheres de açúcar. Também é bom dar uma fruta ou um copo de suco de fruta natural ou, não havendo opção, até uma bala. É preciso ingerir alimentos com glicose.
  • Alimentos como refrigerantes, uva passa, mel e pão doce são úteis em momentos de crise e podem ser administrados em pessoas com crises de Hipoglicemia.
  • No caso da pessoa ser diabética, é fundamental perguntar se ela utiliza algum tipo de medicamento e qual o horário que ela toma esse remédio. Se estiver na hora da ingestão do remédio, administre a medicação e depois a encaminhe para um hospital para que ela receba todos os cuidados médicos.
  • Há casos em que a pessoa desmaia. Nessas situações, deite-a de lado (essa é uma posição segura para o paciente) e coloque um pouco de açúcar debaixo da língua da pessoa ou umedeça uma gaze ou algodão com água doce e coloque nos lábios. Mesmo que ela acorde, encaminhe-a para um hospital.
  • Ainda em casos de desmaio, se a vítima utilizar insulina, não aplique a medicação. A atitude ideal é levá-la para um hospital para que ela seja examinada e o melhor procedimento seja realizado.
7 Comentários
  • Hildenes s
    Responder
    Postado em15:27, 20 de March de 2018

    Em caso de hipoglicemia, a insulina lantus é recomendada?

    • Postado em15:26, 23 de March de 2018

      Olá Hildenes,
      Como relatado em alguns textos em nosso Blog, não é indicado o uso de insulina em pessoas que estejam comprovadamente hipoglicêmicas.
      Entretanto, somente um profissional de saúde poderá lhe orientar.

    • Janaína ramos
      Responder
      Postado em01:33, 14 de April de 2018

      Não.. insulina lantus é uma basal, em casos de hipo severa também recomendo o uso de glucagon

      • Postado em09:34, 16 de April de 2018

        Obrigado Janaína por sua colaboração.

  • Mariana
    Responder
    Postado em08:14, 27 de March de 2018

    Meu filho de 6 anos não é diabético mas tem crises hipoglicemicas constantemente,esta matéria é muito boa ,estou copiando e mandando para todos os conhecidos que as vezes não sabem como agir quando ele passa por uma crise,muito obrigada

    • Postado em10:08, 27 de March de 2018

      Obrigado por seus comentário Mariana.
      Ficamos felizes em saber que estamos ajudando.

  • maria nazareth borges neves
    Responder
    Postado em10:09, 2 de August de 2018

    Ao acordar, depois de 12 horas de jejum, estava com a glicemia em 56. . comi um pãozinho não do salgado, mas também não muito doce. Tomei água com 1 colher de açucar. 15 ,minutos de pois estava em 108; 25 minuitos depois, em 126 . O que devo fazer agora ?

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website