Como controlar o Diabetes

Blog

Como controlar o Diabetes

O Diabetes é um problema silencioso e mais comum do que muitas pessoas imaginam. Todavia, existem diversos diabéticos que vivem uma vida saudável e bastante equilibrada, a ponto de quase não serem percebidos.

Mas o que essas pessoas têm de especial para conseguirem ter qualidade de vida e manter o Diabetes controlado?

Vamos conversar sobre isso?

Diabetes – os tipos

Existem três tipos básicos de Diabetes:

  • Diabetes Tipo 1 – é encontrado também em crianças. Geralmente o paciente apresenta quadro clínico, com sintomas específicos, como muita sede, perda de peso e urinando muito.
  • Diabetes Tipo 2 – geralmente em pessoas com idade acima de 40 anos; é o tipo mais frequente. Tem suas causas associadas ao aumento de peso, vida sedentária e também pode ser um caso de hereditariedade. Na maior parte dos casos não apresenta sintomas.
  • Diabetes Gestacional – surge no período da gravidez.

Diabetes – fatores de risco

A Diabetes é uma doença que atua em silêncio; por isso, é preciso estar atento e realizar exames com regularidade.

Veja só algumas das causas mais frequentes para o desenvolvimento do Diabetes:

  • Sedentarismo
  • Alcoolismo
  • Obesidade
  • Ingestão de gorduras e açúcar em excesso
  • Hereditariedade
  • Estresse

Diabetes – o controle

Apesar de alguns acharem que cuidar do Diabetes é algo extremamente sofrível, é importante ressaltar que é possível viver com qualidade e tranquilidade.

Controlar a Diabetes é algo que está ao alcance de todos os pacientes, mas é preciso seriedade, dedicação e consciência daquilo que precisa ser realizado com regularidade.

Tome nota de alguns pontos fundamentais para o controle do Diabetes:

  • Entenda o que é o Diabetes – é importante que você procure se informar do que realmente se trata o Diabetes. Consulte seu médico, tire todas as dúvidas, leia muito a respeito do assunto. Conhecer a fundo algo que faz parte da sua vida diminui o risco de imprevistos e aumenta ainda mais a chance de viver uma rotina tranquila e controlada.
  • Alimentação – a sua alimentação precisa ser equilibrada. Consulte seu médico e o seu nutricionista para conhecer aquilo que te faz bem e o que te faz mal. Adotar uma dieta saudável é um passo importante na luta contra a doença.
  • Vida saudável – tudo o que é sinônimo de saudável deve fazer parte do seu dia a dia. Hábitos como dormir bem, evitar o estresse, praticar exercícios, cuidar do equilíbrio interior e exterior são alguns dos exemplos de pontos importantes e que você não deve abrir mão.
  • Atividade física – o sedentarismo é um grande mal na nossa vida e colabora não somente com o Diabetes, mas também com uma série de outras doenças. Por isso, adotar a prática de atividades físicas regulares trará uma evolução excelente no processo de controle do Diabetes. Mas é fundamental que essas atividades sejam acompanhadas por profissionais do ramo. Não saia por aí praticando de tudo. Cada organismo reage de uma maneira e você precisa fazer o que é mais indicado para você.
  • Medicação – o acompanhamento médico é fundamental no seu processo de controle do Diabetes. E, com isso, há casos em que é indicado ao paciente o uso de medicação regular. Ser disciplinado nessa parte e não se negligenciar deixando de utilizar os remédios é um diferencial importante para uma vida saudável e controlada.
  • Regularidade na alimentação – a pessoa que tem Diabetes não pode ficar muito tempo sem consumir alimentos. A indicação é que o paciente não fique mais do que três horas sem se alimentar.
Compartilhe em suas redes sociais:
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
EasyGlic
Bruno Ribeiro Soares
Sem comentários

Postar um Comentário

Comente
Nome
E-mail
Website