13 sintomas do diabetes

13 sintomas do diabetes

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes.

Inscreva-se agora e descubra como.

13 sintomas do diabetes

Inicialmente silenciosa e com sintomas muito discretos, o diabetes é difícil de ser percebido quando apresenta os seus primeiros sinais. A doença acontece por causa do aumento da glicose no sangue e quando o pâncreas não é mais capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo.

O diabetes é considerado uma epidemia mundial e merece atenção e cuidados especiais. A informação é uma forte aliada na luta pela diminuição da doença em todo o mundo.

Saber mais sobre o assunto traz possibilidades para que as pessoas reavaliem hábitos diários e tenham um estilo de vida mais saudável, pensando em prevenção, e também, auxilia no esclarecimento com relação aos cuidados necessários para pacientes que vivem com a doença.

Se não tratado, o diabetes pode causar diversos problemas correlatos como a insuficiência renal, cegueira, infarto, AVC (derrame), doenças vasculares, amputação de membros, entre outros.

Sintomas do diabetes

Perceber que o corpo está mostrando alguns sinais não é tarefa fácil porque os sintomas são simples e podem ser confundidos com situações corriqueiras ou um mal estar passageiro, por exemplo.

É importante notar a reincidência dessas sensações. A frequência e o incômodo são indicações que está na hora de procurar um médico, avaliar como está a saúde.

Fazer exames, teste de hipoglicemia para obter um diagnóstico precoce irá facilitar a realização dos cuidados, acompanhamento e evitar o desenvolvimento da doença. Faça consultas regulares com o seu médico.

Alguns sintomas do diabetes que podem ser reconhecidos:

  1. Aumento da sede: Sentir vontade excessiva de tomar água e ainda assim, continuar com a boca seca e sentindo necessidade de ingerir água.
  2. Vontade de urinar com frequência exagerada: De repente, a urgência e as idas ao banheiro tornam-se constantes como nunca antes.
  3. Cansaço fora do comum: Sentir-se fraco, sem ânimo e cansado mesmo que sem causa aparente para isso, também pode ser um sintoma.
  4. Aumento de apetite: Fome descontrolada em horários fora do costume ou ainda poucas horas após ter feito uma refeição.
  5. Perda de peso repentina: Para quem gosta de manter a forma até parece uma boa ideia, mas não é não! Perder peso rapidamente e sem motivo pode caracterizar um sintoma do diabetes.
  6. Dificuldade de concentração: Se acompanhando de algum outro sintoma, como sonolência injustificável ou algum dos outros citados por aqui, vale a pena ficar alerta.
  7. Cãibras: Podem ser frequentes devido a desidratação por causa da hiperglicemia e também alterações de eletrólitos, elevação dos níveis de ureia, redução do cálcio, entre outras.
  8. Dores nas pernas: Dores são sempre avisos emitidos pelo corpo dizendo que algo o está afetando, portanto, preste atenção aos sinais que ele está te mostrando.
  9. Visão embaçada: Apresentar visão borrada, turva e dificuldade de manter o foco, são sintomas que não podem ser deixados de lado. O diabetes, quando não tratado, pode causar danos severos à visão.
  10. Formigamentos e perda de sensibilidade: Problemas de circulação sanguínea são comuns em diabéticos.
  11. Cicatrização lenta: Dificuldade na cicatrização é um sinal bastante e relevante.
  12. Náusea a vômitos: Podem acontecer sem nenhum motivo aparente.
  13. Infecções frequentes: Principalmente urinárias, mas podem várias entre indivíduos. Quando o corpo está com a glicemia elevada fica mais suscetível a infecções.

O diabetes no Brasil

Dados recentes revelados na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros, o que corresponde a 6,2% de toda a população adulta.

As mulheres apresentaram maior faixa percentual de indecência da doença com 7%, enquanto que os homens contabilizam 5,4%. Traduzindo em números, conta-se 5,4 milhões de mulheres contra 3,6 milhões de homens.

Os percentuais de prevalência da doença por faixa etária são: 0,6% entre 18 a 29 anos; 5% de 30 a 59 anos; 14,5% entre 60 e 64 anos e 19,9% entre 65 e 74 anos. Para aqueles que tinham 75 anos ou mais de idade, o percentual foi de 19,6%.

ebook hipoglicemia

Você quer viver melhor com o diabetes?

Milhares de pessoas se inscreveram e descobriram como viver melhor com o Diabetes. Inscreva-se e descubra como!

ebook hipoglicemia
ebook hipoglicemia

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Faça como mais de 40.000 leitores, cadastre seu e-mail para receber conteúdos sobre Diabetes, Saúde e Nutrição!

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Faça como mais de 40.000 leitores, cadastre seu e-mail para receber conteúdos sobre Diabetes, Saúde e Nutrição!

Sem comentários

As nossas desculpas mas os comentários estão fechados.